Porque deve-se tomar cuidado com o controle do peso ?
Obesidade está se apresentando como um importante assunto de saúde pública. Em todo o mundo a porcentagem da população que está com sobrepeso ou obesa está aumentando em taxas alarmantes.
No Brasil cerca de 50% da população está acima do peso ideal, sendo 40% com sobrepeso e 10 % com obesidade. A obesidade é um importante fator de risco para diversas doenças graves, como pressão alta, diabetes, altas taxas de colesterol e triglicerídeos (que aumentam o risco de infarto, derrame e morte), além de artrose de joelhos, síndrome da apnéia do sono, problemas de vesícula biliar, incontinência urinária, entre muitos outros…
Como se diagnostica a Obesidade ?
O diagnóstico de obesidade é feito pelo cálculo do IMC (índice de massa corporal). O IMC ideal está entre 19,9 e 25. Quando o IMC está entre 25 e 30 chamamos de sobrepeso e quando o IMC é maior que 30 chamamos de obesidade. Quanto maior o IMC maior o risco de doenças e de morte.
Calcule seu IMC: peso / altura x altura (em metros)
Ex: peso 80Kg Altura 1,68m : 80 : 1,68 = 47,6 => 47,6:1,68 = 28,3 => IMC : 28,3 = sobrepeso
Mas o IMC não se aplica a todas as pessoas (os atletas musculosos, por exemplo). Outra medida importante para o diagnóstico de obesidade é a circunferência abdominal, que avalia a gordura visceral e complementa a avaliação pelo IMC. Em pessoas com excesso de peso, um perímetro de cintura >102cm em homens e >88cm em mulheres, está associado a um maior risco de complicações. Esses diâmetros atualmente estão sendo revisados por várias sociedades médicas pelo mundo todo.
Quais são as causas da Obesidade ?
A obesidade é provocada pelo acúmulo de gordura no corpo. Todo excesso de energia absorvida pelo organismo (através da alimentação) é armazenado sob forma de gordura. De forma resumida, podemos entender que se consumirmos mais energia que utilizamos, iremos engordar, e se gastarmos mais energia que consumimos iremos emagrecer. Menos comumente a obesidade pode ser causada por doenças hormonais, metabólicas , psiquiátricas e por uso de medicações.
Qual o tratamento da obesidade ?
O objetivo principal da terapia da obesidade é a prevenção e tratamento de doenças. É comprovado que a redução de 5 a 10% do peso reduz de forma importante o risco de doenças do coração e de morte. Devemos lembrar da importância estética da perda de peso, pois aumenta a auto-estima e reduz os problemas sociais da obesidade. Muitos pacientes procuram por dietas ou pílulas mágicas, capazes de promover a perda de muito peso em pouco tempo. Mas, essa dieta ou remédio não existe. As fórmulas de emagrecimento são perigosas e possuem muitas substâncias perigosas à saúde.
Então como tratar a obesidade?
Fatores fundamentais no tratamento da obesidade:
Dieta
Existem várias propostas diferentes de dieta para emagrecer. Mas, o que realmente funciona é uma profunda educação alimentar. O paciente deve conhecer a quantidade de calorias dos principais alimentos, reconhecendo quais devem ser evitados, programando uma dieta compatível com seu paladar e com seus hábitos de vida. Deve ser orientado sobre os horários adequados das refeições, como prepará-las e como consumi-las.
Exercícios
Não só ajudam a perder peso, mas principalmente a manter o peso perdido. Para termos o real benefício, devemos realizar pelo menos 30 minutos de exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, ciclismo, natação , hidroginástica) de 5 a 7 vezes por semana.
Terapia Comportamental
A obesidade geralmente não é causa, mas sim consequência dos nossos problemas. Qualquer tratamento só vai funcionar se mudarmos nossa maneira de pensar.
Sou gordo?
Preciso emagrecer?
Por que preciso emagrecer?
Só conseguiremos tratar a obesidade se quisermos e soubermos responder a estas perguntas. Se mudarmos a nossa maneira de pensar e de agir poderemos não só emagrecer, mas alcançar o que quisermos.
Equipe multiprofissional
Por ser uma doença complexa, o tratamento da obesidade fica muito mais fácil se realizado por uma equipe. Um grupo com médico, nutricionista, psicólogo, preparador físico e cirurgião bariátrico (em casos selecionados) tem muito mais recursos e habilidades para um tratamento mais seguro, eficaz e duradouro.
Medicamentos
Os medicamentos aprovados para o tratamento da obesidade são eficazes somente como complemento ao tratamento. Só o remédio, não resolve!
Cirurgia Bariátrica
A cirurgia bariátrica (anti-obesidade) é o método mais eficaz de reduzir o peso em obesos, mas como toda cirurgia envolve riscos, só deve ser recomendada em casos selecionados, com indicação clínica criteriosa ( IMC > 40, IMC > 35 associados a problemas de saúde devido à obesidade).
Além do benefício estético do tratamento da obesidade, perder peso pode prevenir e tratar doenças. Atualmente, podemos observar ex-hipertensos, ex-diabéticos, que venceram sua doenças, por terem vencido a obesidade.