Medicina Integral

Há muitos anos atrás, quando ainda não tínhamos a tecnologia médica tão desenvolvida como hoje, os médicos atuavam profissionalmente de uma maneira diferente. O contato médico-paciente era muito maior, pois o diagnóstico somente poderia ser dado se esse contato fosse realmente grande, já que não se dispunha de muitos outros métodos complementares de diagnósticos. História (ANAMNESE) e exame clínico muitas vezes representavam todas as possibilidades do arsenal propedêutico destes médicos.

A Medicina evoluiu. Surgiram exames de imagem capazes de detectar tumores menores que a cabeça de um alfinete, testes sorológicos capazes de detectar doenças décadas antes delas se manifestarem e muitas outras maravilhas que possibilitaram o aumento da expectativa de vida dos seres humanos.

Porém, esse avanço trouxe consigo um problema… os médicos aos poucos foram se acostumando a cada vez ouvir menos seus pacientes e muitos já não tiveram boa formação na “arte do exame clínico” (SEMIOLOGIA). O resultado disso é o que vemos atualmente… exames custosos sendo realizados sem propósito, diagnósticos feitos somente após muito sacrifício do paciente e a relação médico-paciente cada vez mais distante.

A MEDICINA INTEGRAL é o que há de mais eficaz em nosso meio. É a forma de alinhar uma boa formação médica com os métodos modernos de diagnóstico que dispomos hoje. É um meio de se chegar ao diagnóstico e, consequentemente, ao tratamento correto das doenças que tanto incomodam aos pacientes, de uma maneira menos sacrificante, menos dispendiosa e mais rápida. Para isso é preciso ouvir o paciente, proceder com um exame físico bem feito e ter uma boa formação…

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.